É sempre bom sabermos que algo que gostamos muito de fazer, nos faz tão bem.
Anteriormente acontecia-me com a dança, agora com o tricot.
Existem vários estudos que falam dos benefícios para a saúde de tricotar. Os movimentos repetitivos que efectuamos provocam uma sensação de relaxamento no corpo que ajuda a aliviar o stress, a ansiedade, a depressão, baixam a pressão sanguínea e ajudam inclusive a gerir a dor crónica.
Médicos explicam que tricotar altera a química do cérebro, no sentido que diminui a libertação das hormonas do stress e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que provocam o bem-estar. (Será por isso que estou viciada?). Muitos falam que esses movimentos repetitivos activam as mesmas partes do cérebro que a meditação e o yoga.
Penso que sentirão a mesma coisa: tricotar ajuda-nos a conectar com nós mesmos. Numa altura em que estamos tão virados para as solicitações exteriores, o momento em que tricoto é também um momento de encontro comigo.
Tricotar ajuda-nos a ser pacientes, tricotar toma o tempo. Tricotar é um acto criativo e é generosidade de horas passadas ao redor de uma peça que vai ser oferecida.
Em relação às crianças existem múltiplos benefícios também. Ainda me cruzo com várias pessoas de mais idade que aprenderam na escola técnicas de tricot, mas isso deixou de acontecer nas nossas escolas.
Nas escolas Waldorf integram o tricot no que equivale ao nosso 1º ano do 1º ciclo. Tricotar aumenta a interacção entre o lado direito e esquerdo do cérebro. Tricotar faz-nos seguir esquemas, desenvolve a motricidade fina que mais tarde vai ser tão solicitada. O tricot também faz uma óptima parceria com a matemática, pois dá-nos uma concretização prática da adição e da multiplicação. Além disso tem muito de resolução de problemas e lógica.
23 comments on “Benefícios de tricotar”
Comments are closed.
Excelente post, os benefícios do tricotar são muitos !
Obrigada!
Pois claro a mim aconteceu-me o mesmo……s+o quero tricotar!
Tenho de tricotar;)
Tambem gosto muito de tricotar. Moro no Brasil, vc tem apostilas?
BOAS!!
A partir de que idade se pode tentar ensinar tricot a uma criança?
e um adulto sem experiência nem conhecimentos quanto tempo demora a aprender para fazer uma peça ? obg e cumps
Margarita Domingues
Acho que depois deste texto, me apaixonei novamente pelo tricô. rsrsrs…
Parabéns!
Flávia
🙂
No ato de tricotar encontrei um excelente passatempo nesta fase da vida…
agora preciso de conhecer os “meandros” desta atividade. Faço para quem me pede umas pecinhas que dão prazer a quem as recebe… calculo que queiram dar uma olhadela….
aqui fica. São os meus sonhos tecidos….
http://sonhos-tecidos.blogspot.com/
Aprendi a tricotar com 7 anos. Foi uma amiga de minha mãe q ensinou. Hoje com 53 anos tricoto muitas peças, mas o q eu gosto mesmo são roupinhas de bebe. Simplesmente ADORO! Não gosto de vender o q faço, eu presenteio as pessoas. Conhecidas ou não. Casaquinhos, sapatinhos, mantas são minha paixão. Alguns dos meus trabalhos estão em meu facebook.
Tricotar é um prazer que redescobri depois de ter deixado de o fazer durante cerca de 20 anos.
Foi-me receitado por terapeuta , mas demorei dois anos a acreditar. Lá comprei as lãs, as agulhas,
e…resolvi começar por algo que nunca tinha feito mas que a minha mãe fazia: meias sem costura.
São uma perfeição.
Quando tiver tempo, vou disponiblizar esse modo de fazer pois é original, belo …e relativamente facil. Exige atenção, contar malhas, etc…isto é, aquilo de que necessitamos para “repousar” de outros trabalhos muito intectuais, como é o meu!
Obrigada pela partilha! 🙂
Olá, conheci hoje o vosso site, estou contentíssima pois já há algum tempo que procurava algo assim. Tenho 29 anos, quatro filhos lindos e sou feliz a tricotar. A minha mãe ensinou-me a tricotar aos 7 mas só há 3 anos é que comecei a investigar mais e fui aprendendo com os livros da minha mãe e com a net. A minha filha mais velha, a Maria tem dez anos e já sabe qualquer coisita, a Sara, tem quase 7 e já me pediu para a ensinar; o Pedro tem quase três anos e já põe a lã ao pescoço e a Pequenita Isabela fez terça-feira 1 ano e quando me vê a tricotar tenta tirar-me as agulhas… Obrigada.
Obrigada pela partilha, que bom comentário!
Olá. Acabei de conhecer o vosso site e estou maravilhada por existir uma loja de malhas com este perfil na minha cidade . Aprendi a fazer tricot aos 6 anos de idade (tenho 57) e sempre fiz as minhas peças de malha, as dos meus filhos.
Muitos parabéns pela iniciativa .
Adorei o seu site, sou do Brasil Estou interessada em comprar as agulhas felexiveis, sabe dizer se enviam para o Brasil?
Olá Valéria!
Fico contente que goste do nosso site. Respondendo à sua pergunta, sim, temos enviado encomenda para o Brasil 🙂
abraço,
Joana
Sabem ensinar o ponto do segredo do algarve?
Não conheço o ponto João… conheço um ponto segredo, mas em crochet.
Gostaria de ter a receita, se possível, do Xaile de minha mãe. Moro no Brasil e sempre que posso vou até Portugal.
Muito grata.
M. Emilia Vieira
Olá bom dia!
Já lhe enviei mensagem através do facebook.
Joana
adoro o site. eu sou sempre muito louco por tricot. sempre sinto me como uma velhota mas sou nova. Mas conconrdo tanto com o texto. pouque sei que faz me bem e continuo sempre a fazer. mesmo que as pessoas dizem me tanta coisa como: Não vala pena , leva tanto tempo, . até quando as pessoas dizem que nunca consegem encontrar tempo para fazer eu consigo sempre. por que sinto que me faz bem e pronto. Tenho ainda tanto para aprender e tenho muitos procetos ao meio. mas mesmo assim nunca paro . mesmo quando as pessoas dizem : tens tanto ao meio nunca acabas nada.. sou louca por tricot e pronto. náo há nada há fazer . é o meu vicio. e acho que é um bom vicio:)))
))
Muito obrigada pelo seu comentário!
É bom percebermos que partilhamos todos esta grande paixão 🙂