Há algum tempo a Joana B. tinha terminado um chapéu para a irmã, mas quando foi experimentado, chegou à conclusão que seriam necessárias mais carreiras para ficar bem ou seja, seria necessário prolongá-lo alguns centímetros.
Como a maior parte dos chapéus, este tinha sido tricotado da base para o topo, começando pelo canelado e evoluindo para as diminuições na parte superior.
Portanto o que sugeri, foi que eliminássemos a secção do canelado da base, para assim fazer crescer o chapéu no sentido contrário, acrescentando algumas carreiras tricotadas em meia e finalmente algumas de canelado.
Parece efectivamente mais complicado do que é. Penso que a maior resistência será o ponto de partida, que é meter a tesoura no nosso trabalho e cortar uma das “perninhas” de uma malha. A partir daí é canja!
Como se faz então?
Temos de cortar a tal “perninha” da malha, um dos lados do V, exactamente na carreira acima da secção que queremos excluir.
À medida que vamos puxando o fio, as malhas vivas vão surgindo e apenas temos que recolocá-las de novo nas agulhas.
Quando todas as malhas da carreira estiverem nas agulhas (digo agulhas no plural, porque a Joana utilizou agulhas de duas pontas para tricotar de forma circular), juntamos o fio e continuamos a tricotar.
Abaixo disponibilizei um vídeo onde podem visualizar o processo. Tem no meio partes que estão desfocadas, mas penso que dá para ter uma ideia.
(música de Bon Iver)
[youtube=http://youtu.be/V_-DleK_zYw]
0 comments on “Como alterar o comprimento de uma peça depois de terminada”
Deixe um comentário
Eu costumo usar este método para encurtar ou aumentar mangas. É muito fácil.
Eu fiz algo do género com uma camisola para mim, mas na qual mantive a barra pois era grande:
http://mamamartinho.wordpress.com/2007/02/05/o-colete-que-virou-camisola/
no final fiz um remate de 3 agulhas e voilá!
Bjs
Mónica
Obrigada Mónica! Dá para ver bastante bem no teu post.
Beijinho
estou sempre a aprender… isso deixa-me Feliz. Obrigada.
Bjs
Que bom! Beijos