Várias amigas minhas vão ter pequeninos nos meses que se seguem.
É sempre uma alegria, sentir e assistir às mudanças nas mães de cada vez que as vejo!
O nascimento de um bebé é sempre um bom motivo para iniciar um novo projecto (como se eu precisasse de pretextos) e partilhar e contribuir para essa alegria.
Decidi começar por um género de casaquinho que nunca tinha feito, mas que penso ser muito comum. O modelo é até bastante simples e faz-se quase todo inteiro, como eu gosto!
É realizado na vertical, trabalhando-se sempre em carreiras curtas ou reduzidas, para que a amplitude na base seja maior do que no decote, como se pretende. Disse-me a Maria (que gentilmente partilhou comigo as instruções), que o casaquinho cresce com o bebé o que é sempre bom!
Trabalhei as ourelas laterais, passando a primeira malha em meia sem tricotar, para que ficasse com aquela borda decorativa.
Nas carreiras curtas há uma malha que é enlaçada ou seja, o ponto onde em vez de tricotarmos a carreira até ao fim, voltamos para trás. Pareceu-me que na jarreteira (ponto mousse, manta de gato, ponto de liga…) funcionou melhor deixar o fio à volta da malha, pois acaba por se confundir com a pérola das malhas de liga.
Sinalizei logo no início os pontos onde são trabalhadas as carreiras reduzidas com marcadores de malhas, e assim assegurei que não me esqueceria de as executar.
Utilizo sempre os cabos da KnitPro para deixar secções de trabalho à espera, pois são flexíveis, não me incomodando e rapidamente lhes encaixo a agulha para continuar a tricotar.
Estou a utilizar a Baby Cashmerino da Debbie Bliss, em agulhas de 3,25mm.
*A bonequinha é feita pela Rita Santarém que dias 2 e 3 estará cá a orientar o workshop de Bonecas Waldorf.
Parece um bocadinho complicado mas é em dúvida muito lindo!
É muito simples, Micky!
É um modelo muito giro e eu nunca o experimentei.
É tão simples que até a minha mãe-pouco-prendada fez destes para o meu irmão e para os melus filhos! A Maria é, digamos, uma veradeira especialista mas neste caso não é mesmo preciso.
(Ah, e já agora, agradeço. Conheci a Sandra Belo, ao vivo e a cores, graças a si, Joana.)
Boa!
Olá, uma amiga vai ter uma menina, gostei bastante do modelo e gostava de experimentar fazê-lo para lhe oferecer, onde posso encontrar o modelo? Obrigada
Olá Lurdes, o modelo é de um livro que se chama Tricots Intemporels.
http://www.ravelry.com/patterns/library/la-brassiere-en-rangs-raccourcis-2