Já poderá ser consultada a lista de workshops para Dezembro.

Grande parte deles são uma novidade aqui na Ovelha e só se irão realizar nesta época.

Uma das novidades é o workshop – Ponto de Anéis Cruzados (com aparência similar ao tricot) que irá ser orientado pela Rita Pedro.

“O mundo meso e sul-americano, principalmente no que toca à região andina, foi pioneiro no desenvolver de dezenas de técnicas têxteis bastante complexas e elaboradas em todas as suas etapas. Este workshop incide sobre uma técnica específica desenvolvida pelos indivíduos que constituíram a cultura Nazca, famosa não só pelos discutidos geoglifos, mas principalmente pelo seu bordado.A técnica que vamos trabalhar, é elaborada com uma agulha de costura e um fio, com os quais se vai construindo um tecido que pode tomar a forma plana, tubular ou bordada.

Neste workshop irão aprender não apenas o contexto em que surgiram estes tecidos, mas também a própria técnica de elaboração da que denominamos ponto de anéis cruzados (com aparência similar ao tricot).

É uma técnica prática, portátil, flexível e original. Ainda que pouco estudada, divulgada e conhecida, um intensivo estudo arqueológico me permitiu conhecê-la e, agora, divulgá-la ao público interessado. Venha aprender um pouco mais sobre o nosso património mundial e sobre o vasto e enigmático mundo têxtil.”

A Tita Costa voltará para um curso de Iniciação à Fiação com o fuso modelo português.

Também será uma novidade o workshop de Pontos de Fantasia com a Maria David, que explorará muitas das texturas possíveis apenas utilizando alternâncias de liga e meia.

A Maria também irá orientar de novo o workshop de Casaquinhos de Bebé, desta vez durante a semana.

Numa parceria Ovelha Negra, Trincamundo e CFC Contagiarte, haverão dois workshops temáticos de Natal – Prendas de Natal em Crochet e Prendas de Natal em Tricot, orientados pela Joana Ferreira e pela Rita Cambra.

As propostas são muito giras!

O único workshop que irei orientar este mês é o Mini-Xaile com Pontos Rendados, desta vez durante a semana.

0 comments on “Workshop de Dezembro”

  1. Olá boa noite, fiquei fascinada com os vossos trabalhos, gostaria muito de aprender tricot, no entanto moro em Mesão Frio (Vila Real) e não conheço ninguém que tenha aptidões para dar um workshop de iniciação ao tricot, por acaso conhece algum sitio próximo da minha morada que me possa auxiliar?
    Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos.

    • Olá Patrícia, obrigada pelas palavras.
      Infelizmente não tenho nenhum contacto na sua área de residência.
      Poderá ser uma boa ideia perguntar numa retrosaria ou loja de fios de tricotar, se conhecem alguém que se disponibilizasse para ensinar.
      Outra sugestão, são os tutoriais que existem em vídeo e que poderá pesquisar na internet.

      Boa sorte!

      Joana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *