Para quem quer fazer a Mellow Sweater, mas não tem facilidade em descodificar as instruções vou deixar aqui alguma ajuda.
A designer disponibiliza gratuitamente o tamanho XS, os outros tamanhos podem ser comprados.
Podem também obter variações do tamanho XS facilmente, uma das formas, será alterarem a espessura da lã.
Este tamanho necessitará cerca de 800m do fio escolhido, e agulhas de 4 e 3,5mm. (Utilizei 4,5mm numa junção do Olívia com o Kidsilk Haze).
A camisola começará a ser tricotada a partir do decote, e então vamos lá!
Noções importantes:
A camisola é tricotada em jarreteira nas mangas e em meia na frente e costas.
Ponto de Jarreteira:
– quando estamos a tricotar em plano: tricotamos meia no direito e no avesso (isto irá acontecer nas mangas, depois de as separarmos do corpo)
– quando estamos a tricotar em circular: tricotamos uma volta em meia e uma volta em liga (logo no início, será assim!)
Ponto de Meia
– quando estamos a tricotar em plano: tricotamos meia no direito e liga no avesso
– quando estamos a tricotar em circular: tricotamos sempre em meia (esta é a opção que nos interessa!).
Aumentos Intercalares inclinados à direita e à esquerda
Em inglês, encontrarão estes aumentos como M1, ou seja make one. Poderão encontrar nos links abaixo (ambos da Nionoi), a demonstração de como fazer este aumentos.
Aumento intercalar inclinado à esquerda:
https://www.youtube.com/watch?v=x8TUXxiDghQ
Aumento intercalar inclinado à direita:
http://www.nionoi.pt/aumento-intercalar-a-direita/
Outra consideração importante será compreenderem que existem dois tipos de aumentos na camisola – os que dão origem a malhas para as mangas e os que dão origem a malhas para frente/costas. Esses aumentos serão feitos junto aos marcadores (eles estão a sinalizar precisamente esse local). No modelo original são feitas laçadas. Como eu não queria ver os buraquinhos fiz aumentos intercalares. Será mais simples fazerem as laçadas.
Quando fazemos aumentos fora dos marcadores, serão referentes a malhas para as costas e frente.
Quando fazemos aumentos dentro dos marcadores, serão referentes a malhas para as mangas.
Vamos então atacar a camisola:
Montar 92 malhas nas agulhas mais finas.Tricotar uma volta em liga.
Colocar marcador (PM – place marker em inglês) a marcar o início da carreira, tricotar 4 malhas em meia, colocar marcador. Tricotar 42 malhas, colocar marcador, tricotar 4 malhas, colocar marcador, tricotar 42 malhas.
M – 4m – M – 42m – M – 4m – M – 42m
As 4 malhas entre os marcadores (em ambos os lados da camisola), definem onde os ombros e as mangas serão tricotadas. As malhas entre estes marcadores deverão ser sempre tricotadas em jarreteira.
O resto das malhas, que são referentes à frente/costas deverão ser tricotadas em meia.
Aumentos FORA dos marcadores:
1ª volta:
4 malhas em jarreteira, laçada a seguir ao marcador, tricotar em meia até ao próximo marcador, laçada antes do marcador, 4 malhas em jarreteira, laçada depois do marcador, tricotar em meia até ao final da volta, laçada antes do marcador.
ou seja
4 malhas – passar marcador e laçada – tricotar meia – laçada e passar marcador – 4 malhas – passar marcador e laçada – tricotar meia – laçada e passar marcador
2ª volta:
4 malhas em jarreteira, laçada depois do marcador, tricotar a laçada (da volta anterior) em liga, tricotar em meia até a próxima laçada (da volta anterior), tricotar a laçada em liga, laçada antes do marcador, 4 malhas em jarreteira, laçada depois do marcador, tricotar a laçada (da volta anterior) em liga, tricotar em meia até à laçada da carreira anterior, antes do marcador, tricotá-la em liga, laçada antes do marcador.
Repetir a 2ª volta, 23 vezes no total = 188 malhas.
Aumentos para as mangas, DENTRO dos marcadores:
1ª carreira:
Dentro dos marcadores, tricotar as malhas em jarreteira, e em meia na frente e nas costas. Tricotar as laçadas da volta anterior em liga.
2ª carreira:
Aumentar dentro dos marcadores para as mangas, e tricotar todas as novas malhas em jarreteira.
Fazer 1 aumento ( make 1 right / aumento intercalar inclinado à direita), depois do marcador, tricotar em jarreteira até ao próximo marcador, aumentar 1 malha ( make 1 left / aumento intercalar inclinado à esquerda) antes do marcador, tricotar em meia até ao proximo marcador, fazer 1 aumento (make 1 right / aumento intercalar inclinado à direita) depois do marcador, tricotar em jarreteira, aumentar 1 malha ( make 1 left / aumento intercalar inclinado à esquerda) antes do marcador, tricotar em meia até ao final da volta.
ou seja
passar marcador e aumento – tricotar em jarreteira – aumento e passar marcador – tricotar meia – passar marcador e aumento – tricotar jarreteira – aumento e passar marcador – tricotar em meia.
Tricotar 2 voltas sem aumentos (tricotar entre os marcadores em jarreteira, e isso também se aplica para as malhas resultantes dos aumentos).
Repetir a 2ª carreira, seguida de 2 voltas sem aumentos – 5 vezes (incluindo a 1ª volta)
Repetir a 2ª carreira, seguida de 1 voltas sem aumentos – 17 vezes (48 malhas para cada manga).
Tricotar a frente e as costas numa peça só (180 malhas). Colocar as malhas das mangas em cabos à espera ou num fio.
Trocamos para agulhas de 3,5mm quando a peça medir 49/40 cm. Fazer 14 diminuições equidistantes na próxima volta. Tricotar 4 a 5 cm antes de rematar todas as malhas.
Mangas
Tricotar as mangas em jarreiteira, sem ser em circular até medirem 21 cm. Rematar e coser pelo avesso.
E voilà!
Com estes miminhos até parece fácil!
Fiquei com vontade de fazer uma destas para mim 🙂
Beijo*
Muito obrigada pela partilha, agora já compreendo!
🙂
ola, obrigada pela partilha e tradução do modelo. Dps de ler a receita pareceu facil e lancei-me na obra….por pouco tempo. Tenho duvidas….poderá esclarecer-me?
Aproveito para dar os parabens pela sua/vossa presença no programa A tarde.
Bjnhs
Paula Vieira
Venham as dúvidas! Quais são?