Em comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos no dia 31 de Março, o espaço Cotonete & Bisturi vai realizar um raid fotográfico.

O objectivo é alertar os participantes para o estado de conservação do património que se encontra dentro dos limites do Centro Histórico do Porto. A participação poderá ser individual, de famílias ou outros grupos.

Todos os aderentes, ao participarem, poderão tirar fotografias que demonstrem o estado do património no Centro Histórico do Porto, durante as diversas visitas, passeios e actividades que frequentarem.

Deverão dirigir-se ao espaço Cotonete & Bisturi na Estação de São Bento ou na Praça da Ribeira (ou Cubo), preencher uma ficha de inscrição com os seus dados,  partir à descoberta do Centro Histórico e levar uma fotografia de património danificado ou vandalizado ou mesmo de qualquer ruído urbano, e uma outra de património em bom estado e devidamente salvaguardado, indicando as suas localizações no mapa/roteiro.

Estas fotos fornecidas, podendo ser impressas no local, serão afixadas junto a dois placards com impressão do mapa do Centro Histórico.
Em alternativa poderão ser enviadas por e-mail para cotonete-bisturi@sapo.pt, até ao dia 8 de Abril.

As imagens fornecidas serão colocadas no nosso blog onde serão sujeitas a votação online, com atribuição de diversos prémios oferecidos pelos aderentes do Circuito do Bairro das Artes, entre os quais a Ovelha Negra que oferece um workshop à escolha.

As imagens vencedoras serão anunciadas no dia 28 de Abril, sendo os prémio atribuídos nessa mesma data, nas nossas instalações, pelas 15horas.

Ainda no mesmo dia e aqui mesmo ao lado da Ovelha Negra, na Gare Porto (sim, a garagem da rua José Falcão), pelas 18h,  será será o lançamento do livro Nunca o Mar, com poemas de Minês Castanheira pela CulturePrint.

Podem espreitar aqui o teaser!

 

Até sexta-feira irão realizar-se actividades na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, entre as 14h30 e as 17h, orientadas pela Inês Esteves.

Explorar os jardins, recolher elementos que se encontram no solo (cascas, flores, frutos, paus, pedras…) e observar atentamente a cidade que se avista, é o ponto de partida desta oficina, que desafia as crianças a construir e decorar alguns objectos originais: um novo habitante do jardim, uma moldura, uma cidade. Haverá ainda oportunidade para pintar um retrato com corantes naturais!
 
 

E no sábado, na Casa Museu Guerra Junqueiro, vão exprimir-se as emoções que a música sugere através da expressão plástica.

Com base em material pedagógico, as crianças com idades entre os 4 e os 11 anos darão cor, forma e textura às emoções. E já agora é uma oportunidade para ir à Sé e à Casa Museu Guerra Junqueiro.

Até ao dia 5 de Abril também poderão inscrever os mais pequenos nas Aventuras Urbanas, podem consultar o programa de actividades aqui.

E no Lugar dos Gnomos em Valadares também acontecerão actividades muito especiais, podem consultar aqui.

*****

Para a semana, a Ovelha estará aberta de 2ª a 5ª feira apenas da parte da manhã, no horário 10-13h. Na 6ª feira e no sábado estará encerrada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.