Desta vez a quinta afinal foi sexta, desculpem o atraso…

—-

Já estamos bastante familiarizados com a agricultura biológica mas afinal o que é um fio orgânico?

Hoje em dia já podemos voltar a tricotar com fibras ecologicamente responsáveis, como no tempo das nossas avós.

Existem um conjunto de leis e normas que regulamentam os critérios que conferem a um produto, neste caso lãs e algodões, essa qualidade.

A agricultura biológica ou orgânica é holística no sentido que defende uma análise global e um entendimento geral dos fenómenos. É um modo de produção agrícola que respeita o meio ambiente e a biodiversidade, preservando o ecossistema agrícola e respeitando os ciclos biológicos.

A questão prende-se com a forma como as plantas ou animais são criados. Os animais que gentilmente nos fornecem a lã têm de ter uma área de movimentação livre e alimentam-se em pastos orgânicos, não comendo rações geneticamente modificadas. A luta contra os parasitas ou as doenças é realizada através de métodos alternativos aos antibióticos, não sendo utilizadas hormonas sintéticas, vacinas e outras medicações optando por métodos naturais de controle de pragas. As plantas desenvolvem-se sem recurso a fertilizantes, pesticidas  e herbicidas químicos.

Não é utilizada também lixívia ou outros químicos na limpeza dos fios e estes são fiados recorrendo a óleos orgânicos que não sejam à base de petróleo.

Há obviamente muitas razões para recorrer a este tipo de fios. Ao fazermos isto,  estamos a contribuir para a saúde do nosso planeta!

Este tipo de fios também é uma boa escolha para quem tem sensibilidade a químicos.

Quem por exemplo pensa que faz alergia à lã deve ponderar se não fará alergia aos químicos ou óleos  que passam a fazer parte da lã durante a sua produção. E quando falamos desses químicos e no que podem reflectir em nós que os usamos , também obviamente se repercute nos trabalhadores que os manipulam. Este tipo de produção protege as comunidades agrícolas que a produzem quer a nível ambiental quer garantindo que recebem um preço justo pelo seu trabalho.

Os tingimentos destes fios também têm quer cumprir as mesmas normas.

O algodão orgânico da Rowan é inclusive tingido com plantas ou está no estado natural. Algumas das plantas e árvores que tingem estes fios: logwood, casca de carvalho, ameixoeira ou yellowwood.




Por essa razão necessitam de algum cuidado na lavagem e não gostam muito de secar expostos ao sol.

Vamos ser uns crafters mais responsáveis?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.