Uma montagem provisória (provisional cast-on), como o próprio nome indica, é uma montagem à qual pretendemos voltar mais tarde. Por essa razão é uma montagem que nos permite voltar a ter as malhas vivas e possíveis de voltar a trabalhar.
Por vezes a peça que tricotamos pede uma base que não seja definitiva. Pode também suceder que não estejamos seguros acerca de que borda ficaria melhor, ou ainda se teremos lã suficiente para acabar uma camisola.
Esta montagem permite-nos, depois da peça tricotada, escolher a borda que achamos mais adequada ou caso a lã não chegue, tricotarmos o cós, os punhos numa cor contrastante. Podemos não saber bem de que comprimento queremos por exemplo umas meias, fazemos uma montagem provisória e mais tarde decidimos!
Esta montagem também é utilizada quando pretendemos coser duas partes usando a técnica do grafting e é bastante utilizada em xailes.
No outro dia, num dos cursos de iniciação ao tricot surgiu a questão, se existe um remate das malhas correspondente a uma determinada montagem, em termos visuais. Voltaremos a esta questão quando falar dos remates mas de qualquer forma, ao fazermos uma montagem provisória, poderemos sempre rematar as malhas na base da mesma forma que as rematamos no topo.
Existem várias formas de fazer uma montagem provisória. Mas nas três que vou deixar aqui, necessitamos de um fio auxiliar. Esse fio deverá ser de cor contrastante, ter a mesma espessura do fio que estamos a trabalhar e devem ser evitados fios que sejam difíceis de desfazer como por exemplo os mohairs. Há quem utilize um fio de algodão por essa razão e porque não feltra.
Daqui podemos concluir que esse fio provisório vai ser retirado posteriormente.
Montagem provisória 1 – Utilizando um cordão em crochet
Fazemos um cordão em crochet com mais malhas do que aquelas que pretendemos mais tarde levantar. Cortamos o fio e passamo-lo pelo interior da última argolinha (sem apertar muito porque mais tarde vamos ter que desfazer). Podemos fazer ainda um nó adicional nessa extremidade para nos indicar por qual dos lados vamos desfazer mais tarde.
Se observarmos o cordão em crochet, de um dos lados tem “V” ‘s e do outro tem uns altinhos (geralmente este lado é o avesso). Será nesses altinhos que vamos levantar as malhas.
Mais tarde basta desfazer o cordão pelo lado do nó, com cuidado para que as malhas que pretendemos passar para uma agulha não se desfaçam, e trabalhá-las como pretendermos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=X0dh-sijm0Y]
Montagem provisória 2 – Utilizando um fio auxiliar
Nesta montagem precisamos de um fio auxiliar.
Na amostra que realizei:
fio verde – fio do meu trabalho
fio branco – fio auxiliar
Damos um nó apenas para segurar os dois fios e procedemos como no vídeo.
Para ser menos confuso, ajuda-me pensar que o fio que fica sempre sobre a agulha direita é o do nosso trabalho, portanto neste caso o fio de cor verde. O fio auxiliar, que neste caso é branco fica sempre por baixo. A agulha vai sempre buscar o fio verde.
Depois, apenas temos que trabalhar as malhas montadas como pretendermos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R6xDYVHQHNk]
Montagem provisória 3 – Tricotando com um fio auxiliar várias carreiras e mudando para o fio do trabalho
Esta montagem provisória evita diferenças de tensão e protege as primeiras carreiras de forma mais eficaz. Protege-as de se desfazerem e protege-as do desgaste natural de uma primeira carreira que anda no nosso saco de tricot durante algum tempo.
Para a realizar basta montarmos o número de malhas necessárias e da forma que mais gostarmos com um fio auxiliar. Tricotamos algumas carreiras com esse mesmo fio e depois, tal como se fossemos mudar de cor, introduzimos o fio com que vamos tricotar o trabalho.
Mais tarde desfazemos a montagem (esta parte é um pouquinho mais trabalhosa) e puxamos o fio, desfazendo as carreiras que estão tricotadas com o fio auxiliar até uma zona de conforto. Quando chegarmos à cor do trabalho, recolhemos as malhas cuidadosamente numa agulha, e poderemos trabalhá-las como pretendermos.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FV6z7UQvbis]
————————————————————————————–
Esta Quinta Tricotada afinal acabou por ser uma Sexta… Peço desculpa pelo atraso!
As músicas dos vídeos são Joana Newsom, Laura Veirs e Pascal Comelade.
FABULOSO…!!! Como todos.
Parabéns!!
Mais uma vez obrigada por partilhar.
BJ
Adorei, de verdade!…..Obrigada.